Setembro Verde abre inscrições para comunidade do Hospital Universitário
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre inscrições para o Setembro Verde, evento em alusão ao mês de conscientização sobre doação de órgãos no Brasil e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). O Hospital realizará palestras de capacitação, fará uma cerimônia em homenagem aos doadores e seus familiares, além de agradecimento a profissionais que atuam no processo de doação e uma atividade educativa-interativa.
O Setembro Verde é organizado pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos. De acordo com a coordenadora da Comissão no Hospital, Rosane Almeida de Freitas, as atividades serão realizadas em três dias: dia 24, no Auditório do HUM, haverá, entre às 13h30 e 17h30, um curso aberto para a comunidade interna do hospital, sobre acolhimento e segurança no processo de doação, com informações básicas para qualquer interessado.
As inscrições não têm custos, são limitadas a 70 vagas e podem ser realizadas por qualquer estudante, residente ou servidor técnico ou docente. Os inscritos receberão certificados da Diretoria de Extensão (DEX), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). As inscrições para a capacitação do dia 24 estão abertas a partir desta terça-feira (16) até completarem as vagas e podem ser realizadas por meio de um formulário Google.
No evento do dia 25, quinta-feira, das 19h30 às 22h30, doadores e familiares serão homenageados, com a participação de transplantados que terão momento de fala em forma de agradecimento pelo gesto solidário da doação. O evento ocorrerá no Auditório do HUM e será restrito aos participantes.
Por fim, no dia 30 de setembro, será realizada uma atividade de educação em saúde interativa para a comunidade do Hospital, profissionais, visitantes ou acompanhantes de pacientes. A atividade será no corredor central do HUM, nos três períodos, as inscrições acontecerão no momento da atividade.
Rosane explica que os envolvidos participarão de um quiz com várias perguntas sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. “As perguntas podem ser de vários níveis, e serão selecionadas a depender de quem está participando do quiz, se é um profissional da área da saúde ou não. A intenção é que todos participem e tirem dúvidas, tornando este um momento de aprendizado e interação”, avaliou a coordenadora.
Entre as questões, a necessidade ou não de deixar um documento registrado para autorizar a doação aos familiares, reconstituição de corpos após a doação, entre outras curiosidades. Os participantes terão seus nomes colocados em uma urna. Ao final da atividade, haverá sorteio de brindes, como forma de incentivo e valorização da participação.
Reportagem: Willian Fusaro.
Disponível no site de Notícias da UEM.
Comentários
Postar um comentário