UEM promove curso de reumatologia voltado a médicos da atenção primária

 


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Medicina (DMD) e do Hospital Universitário (HU) e em parceria com a 15ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR), promove, a partir desta terça-feira (7), o curso de extensão “Atualização em Reumatologia para Médicos da Atenção Primária à Saúde”. O curso é uma demanda antiga da área, que vem para fortalecer a parceria entre a atenção básica em saúde e a UEM na formação de profissionais para a “linha de frente” do atendimento à população.

O curso

Com carga horária de 40 horas e formato presencial e online (síncrono), o curso vai atualizar 119 médicos da Atenção Primária de Saúde (APS) de Maringá sobre o diagnóstico e manejo clínico das principais afecções reumáticas, promovendo a integração entre os serviços de saúde e o ensino universitário. O encerramento do curso está previsto para 24 de fevereiro de 2026, com módulos online, além da aula inaugural desta terça, presencial.

A programação contempla oito módulos temáticos que abordam desde o reumatismo de partes moles e fibromialgia até a interpretação de exames laboratoriais e de imagem, além de temas como o uso racional de anti-inflamatórios e manifestações reumáticas associadas a doenças comuns na prática clínica.

A atividade é coordenada pelo professor do curso de Medicina da UEM Paulo Roberto Donadio e contará com a participação dos especialistas na área da Reumatologia Felipe Merchan Ferraz Grizzo, Juliana Yuri Sekiyama, Fernanda Maria Borghi, Luiz Augusto Fanhani Cracco e Gabriel Caetano Pereira.

A abertura

A abertura do curso contou com a presença da vice-reitora, Gisele Mendes; do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi; da superintendente do Hospital Universitário da UEM, Cremilde Trindade Radovanovic; do professor do curso de Medicina da UEM e coordenador da Residência de Reumatologia, Paulo Roberto Donadio; da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Priscila Marques; da diretora da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Elizabeth Kobayashi; e da diretora de Promoção à Saúde do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP), Laís Negri; e da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU, Gisleine Cavalcante.

A vice-reitora da UEM congratulou a todos os envolvidos pela iniciativa, lembrando do caráter público e gratuito do Hospital Universitário. “Durante todos os anos, formamos muitos profissionais médicos e também especialistas, reforçando o papel da UEM e do Hospital Universitário na capacitação e na prestação de serviços”, comentou.

Para o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Nardi, o curso é uma oportunidade que surgiu após um longo processo, que veio desde o estabelecimento do Ambulatório de Reumatologia no Hospital Universitário, inicialmente como uma atividade colaborativa. “Foram necessárias muitas etapas até que isso fosse realizado. O tempo é o senhor da razão”, pontuou o secretário.

Coordenador da Residência em Reumatologia, Donadio relembra que o ambulatório da área iniciou com apenas a especialidade, mas cresceu com o passar do tempo, abrigando, hoje, subáreas da reumatologia. “Surgiu a necessidade de firmar parcerias com o município de Maringá e toda a região, para que estabeleçamos um fluxo de saída na cidade, com reumatologistas na rede básica que promovam os encaminhamentos de casos complexos ao HUM”, detalhou.

A superintendente do Hospital Universitário, Cremilde Trindade Radovanovic, comentou sobre a verdadeira “odisseia diagnóstica” de um paciente reumatológico - a depender da doença, a paciente chega a buscar um diagnóstico por anos. “Isso representa um ganho para a UEM, o HU, a Prefeitura de Maringá e prefeituras vizinhas, e também para o paciente, que vai conseguir um atendimento cada vez mais capacitado para uma área tão sensível.”

Reportagem: Willian Fusaro
Imagens: Documentação Científica e Audiovisual (HUM/UEM)
Disponível no site de Notícias da UEM.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas

Hospital Universitário da UEM tem vagas abertas para técnico de enfermagem e enfermeiro