Profurg realiza evento integrado sobre tecnologias em saúde no HUM
O Programa de Pós-graduação em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência (Profurg) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, de 6 a 8 de novembro, o 1º Congresso de Tecnologias em Saúde e o 5º Simpósio de Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência, no Auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).
Reunindo profissionais, acadêmicos, pesquisadores e gestores da área da Saúde, o evento integrado, coordenado pelo professor Luciano de Andrade, do Departamento de Medicina (DMD), promoveu o debate relativo a soluções tecnológicas avançadas, estratégias de gestão eficiente e experiências inovadoras aplicadas à qualificação da atenção em urgência e emergência.
Com o objetivo de fortalecer a integração entre academia e serviços de saúde, além de estimular a produção e o intercâmbio científico, o Congresso e o Simpósio levaram 172 pessoas ao auditório do HUM interessadas na apresentação de 65 trabalhos, entre comunicações orais e painéis.
A abertura, no dia 6, contou com a palestra Transformações digitais em saúde: inovação, integração e acesso no Brasil contemporâneo, proferida pelo professor Mário Antonio Ribeiro Dantas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
No dia seguinte, foi a vez dos docentes Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), e João Ricardo Nickenig Vissoci, da Duke University, ministrarem palestras. Mendonça expôs Da Academia à realidade: como mestrados profissionais impulsionam soluções tecnológicas e inovadoras para os serviços de urgência e emergência enquanto Vissoci proferiu Da pesquisa global a prática local: tecnologias emergentes que moldam o futuro da medicina de emergência.
Por fim, no dia 8, a diretora da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Elisabete Mitiko Kobayashi, professora do DMD, tratou, em sua exposição, dos Desafios regionais na atenção às urgências e emergências: a perspectiva da gestão pública.
Estiveram presentes ao evento integrado o chefe de gabinete da Reitoria Wilson Wesley Wutsow, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Priscila Garcia Marques, a diretora Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM Gisleine Elisa Cavalcante da Silva, o chefe do DMD Edson Arpini Miguel, além da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Keila de Souza Silva.
Também prestigiaram o evento o secretário de Saúde de Arapongas, Carlos Eduardo Arruda e o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e prefeito de São Jorge do Ivaí, Agnaldo Carvalho Guimarães.
O Congresso e o Simpósio ainda se mostraram como palco de oportunidades para a participação de empresas e grupos de pesquisa voltados à demonstração de tecnologias e projetos desenvolvidos na UEM.
Reportagem: Fábio Candido
Imagens: Documentação Científica e Audiovisual (HUM/UEM)
Disponível no site de Notícias da UEM

Comentários
Postar um comentário