Projetos de extensão promovem saúde bucal para idosos com deficiência na Apae
Os projetos de extensão Sorrir com Saúde na terceira idade e Sorrir com saúde: aquisição de hábitos saudáveis desde a infância, do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizaram, no dia 28 de outubro, ação de promoção da saúde bucal de pessoas idosas com deficiência intelectual e múltipla, na Associação de Pais e Amigos (Apae) de Maringá.
A atividade extensionista, elaborada em parceria com o setor de Saúde Coletiva da UEM, ministrou orientações sobre higiene bucal, uso correto de próteses dentárias e prevenção de problemas odontológicos, com foco na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos.
A psicóloga da Apae, Sarah Yuriko Mikuni, destacou a importância da ação para a conscientização dos participantes relativa à saúde bucal e ao impacto social desses cuidados. “Mais do que ensinar técnicas de higiene, buscamos promover autonomia e autoestima, mostrando que cuidar do sorriso é também cuidar da saúde e da dignidade”, afirmou.
A iniciativa faz parte dos esforços da UEM para aproximar a universidade da comunidade, levando conhecimento, atenção e cuidado a pessoas idosas, especialmente àquelas que demandam acompanhamento especial.
Reportagem: Fábio Candido
Imagens: Documentação Científica e Audiovisual (HUM/UEM)
Disponível no site de Notícias da UEM

Comentários
Postar um comentário