Projetos do HUM são premiados por iniciativas ambientais e sustentáveis
Três trabalhos da equipe do Serviço de Gerenciamento de Resíduos e Ambiente (SGRA) do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (Pama) na 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) 2025, realizada de 28 a 30 de outubro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O evento laureou instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de incentivar ações como a economia de recursos, a redução de resíduos e a adoção de práticas ecologicamente mais eficientes no setor da saúde por meio do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).
Representada pela farmacêutica Daniela Dambroso Altafini, responsável técnica pelos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), a enfermeira Luciene Maria Bueno e o discente Enzo Pavão, a equipe do HUM recebeu o certificado de menção honrosa da 10ª edição do Pama.
Projetos premiados
Os trabalhos do HUM premiados foram Grandes avanços, muitos Desafios: a trajetória da gestão ambiental e de resíduos em um hospital de ensino; Experiência transformadora: treinamento in loco para redução de riscos e manejo correto de resíduos perfurocortantes e Transformação digital no Hospital Universitário Regional de Maringá: contribuições do PRÓ-PET DataSci para a gestão sustentável de resíduos.
O primeiro projeto laureado, Grandes avanços, muitos Desafios: a trajetória da gestão ambiental e de resíduos em um hospital de ensino, mostrou como o HUM avançou na gestão dos RSS e na promoção de práticas seguras e sustentáveis no ambiente hospitalar.
Já o segundo – Experiência transformadora: treinamento in loco para redução de riscos e manejo correto de resíduos perfurocortantes – contemplou cerca de mil colaboradores de diferentes setores, como enfermagem, laboratório, farmácia, limpeza e lavanderia, com foco na redução de acidentes com materiais biológicos, promoção à biossegurança e valorização do trabalho das equipes envolvidas.
Já em Transformação digital no Hospital Universitário Regional de Maringá: contribuições do PRÓ-PET DataSci para a gestão sustentável, foram desenvolvidos protótipos de banco de dados e relatórios semiautomatizados, com acompanhamento técnico e testes-piloto para validação de soluções, resultando em registros de dados mais organizados e confiáveis, além de relatórios ágeis e precisos.
O Pama é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. A honraria reafirma o compromisso do HUM com a saúde, a segurança e o meio ambiente, se consolidando como referência em sustentabilidade hospitalar e gestão responsável de resíduos no sistema público de saúde.

Comentários
Postar um comentário