Seminário celebra Dia Mundial e Nacional da Saúde Única nesta sexta-feira (7)


Em comemoração ao Dia Mundial e Nacional da Saúde Única – ou Uma só Saúde –, celebrado hoje (3), o Comitê Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai promover, no dia 7 de novembro, às 8h, no bloco 34 do auditório do Departamento de Economia (DCO), o seminário internacional Uma só saúde em perspectiva: conexões globais e caminhos no Brasil.

Gratuito e com emissão de certificado aos participantes, o evento reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir o conceito de Uma Só Saúde no País e no mundo, a partir de parceria com programas de pós-graduação da UEM em Administração (PPA), Biociências e Fisiopatologia (PBF), Odontologia Integrada (PGO), Bioquímica (PBQ), Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência (Profurg), Geografia (PGE), Ciência de Alimentos (PPC) e Ciências da Saúde (PCS)

O seminário também conta com apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), e busca ampliar o diálogo sobre o tema frente a desafios globais, estratégias de implementação e experiências no Brasil e no mundo. Interessados em participar devem preencher formulário on-line, que já inclui a programação do evento.

Sobre os objetivos do seminário, a professora Sandra Schiavi, coordenadora do evento, destacou a importância de “uma abordagem holística para uma só saúde, sendo essencial a interdisciplinaridade e a consideração de suas diferentes vertentes”. A docente ainda observou que o seminário “é uma oportunidade de melhor compreensão sobre o tema pelas comunidades acadêmica e não acadêmica, bem como para reflexões sobre particularidades locais e nacionais frente ao contexto global”.

Abordagem integrada que reconhece a conexão entre as saúdes humana, animal, vegetal e ambiental para o bem-estar da vida no planeta, o conceito de uma só saúde incentiva comunicação, cooperação e coordenação entre diferentes profissionais, instituições, setores da sociedade e países, de forma a desenvolver coletivamente soluções a problemas contemporâneos e complexos da Terra.

O objetivo do Dia Mundial e Nacional da Saúde Única é sensibilizar as pessoas para o conceito de uma só saúde, estimulando e inspirando a realização de projetos colaborativos em todo o mundo para a construção de um movimento cultural de enfrentamento de problemas locais e transcontinentais. 

No Brasil, o Dia Nacional da Saúde Única foi instituído pela lei nº 14.792, de 5 de janeiro de 2024, sendo celebrado, anualmente, no dia 3 de novembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relação indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental. O tema ganhou relevância mundial após a pandemia de Covid-19 e por meio da descoberta de que 75% das doenças infecciosas emergentes que afetam humanos tiveram origem animal.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail umasosaude@uem.br.

Reportagem: Fábio Candido

Disponível no site de Notícias da UEM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas