Hemocentro da UEM convoca doadores para manutenção dos estoques no fim do ano


O fim do ano se aproxima, e com ele vêm as festas de Natal e Ano Novo, muito aguardadas pela população. Porém, com a chegada das férias e do merecido descanso, vêm também o aumento da responsabilidade com o próximo.

O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) convoca a população de Maringá e Região a doar sangue nesta época do ano, em que, junto da redução do número de doadores e de bolsas coletadas pelo maior banco de sangue público do Noroeste do Estado, vêm, também, o aumento da demanda, provocado principalmente por acidentes de trânsito, que aumentam muito devido às férias.

Segundo o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Jr., chama os doadores a colaborarem com a doação de sangue antes de saírem para as férias. “Tanto para aqueles pacientes que se envolveram em acidentes de trânsito e outras intercorrências nesta época do ano, quanto para pessoas com doenças crônicas, que necessitam de atendimento contínuo e realizam transfusões periódicas, a doação de sangue neste momento é fundamental. Nossa meta é de 50 doadores diários, então convidamos a todos a comparecerem antes das férias”, ressaltou.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens são habilitados a doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg e estar descansado, alimentado e hidratado (sem alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) no ato. Além disso, deve apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH).

Hemocentro da UEM

O Hemocentro da UEM atende cerca de 30 municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, que compreende a região de Maringá. Durante este ano, o banco de sangue do Hospital Universitário (HUM) da UEM viu sua demanda de unidades conveniadas mais do que dobrar, de 8 para 20 unidades, o que reforça a necessidade de doação constante do sangue, produto insubstituível para quem precisa. Ao doar sangue, é possível salvar até quatro vidas, devido à divisão dos materiais que são coletados na hora da doação.

Horário de funcionamento

Neste fim de ano, o Hemocentro da UEM funcionará em horário especial para atendimento dos doadores. Confira os horários abaixo:

24/12 - das 7h às 12h15
25/12 - fechado
26/12 - das 13h às 18h
27/12 - das 7h às 18h
28/12 - fechado
29/12 - das 7h às 18h
30/12 - das 7h às 18h
31/12 - das 7h às 12h15
01/01 - fechado
02/01 - das 13h às 18h

Reportagem: Willian Fusaro
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas