Hemocentro da UEM recebe primeira doação de hemácias por aférese


O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, nesta segunda-feira (8), a primeira doação de hemácias por aférese da história. No procedimento, há a separação específica das hemácias por um equipamento, que produz um hemocomponente de maior rendimento e reprodutibilidade em relação aos hemocomponentes de uma doação de sangue comum. O procedimento, segundo a administração do Hemocentro, também diminui a exposição do doador em relação aos múltiplos doadores, pois provê mais de uma dose do componente sanguíneo de um mesmo doador.

Segundo a coordenadora administrativa do Hemocentro, Margareth Hashimoto, a hemaférese é muito útil para a coleta de doadores fenotipados, que possuem um perfil de antígenos de grupos sanguíneos específico para determinado paciente que necessita de transfusões frequentes.

A máquina de aférese Trima Accel, da marca Terumo, é um sistema automatizado para coleta de sangue, no qual há um processo de centrifugação que separa os componentes específicos para a transfusão, e o restante do sangue é devolvido ao doador. Todo procedimento é realizado utilizando kits descartáveis, não havendo exposição do doador diretamente na máquina, portanto, o procedimento é muito seguro.

O equipamento veio por um contrato de locação com fornecimento de kits realizado pelo hemocentro coordenador da hemorrede pública do estado do Paraná, o Hemepar.

Quem pode doar?

A doação por hemaférese difere da doação de sangue convencional em alguns critérios. Os doadores devem ter peso maior ou igual a 70kg e o intervalo das doações deve ser de no mínimo 120 dias. Por ser uma doação muito específica, a seleção do doador é definida na triagem clínica realizada nas doações.

Reportagem: Willian Fusaro
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas