Hemocentro da UEM implanta projeto Transporte Solidário
O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) implantou o projeto de Extensão Transporte Solidário, que tem como finalidade aumentar a captação de candidatos à doação de sangue, assim como facilitar o caminho do doador ao Hemocentro. O objetivo, segundo a direção, é oferecer um transporte seguro e confortável para atender a campanhas de grupos pequenos de doadores, entre 10 a 14 pessoas.
De acordo com o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o projeto foi implantado como um projeto de Extensão pela UEM, elaborado no Hemocentro, pensado para atender grupos que não se enquadram em grupos de coleta externa com a unidade móvel de coleta - o ônibus vermelho do Hemocentro, que demanda mais de 10 servidores da rotina da doação de sangue para operar.
“Esse projeto veio para suprir algumas manifestações construtivas que tivemos, para facilitar a vinda do doador e atender grupos menores, principalmente empresas, mas não só, e que tenham um transporte rápido e fácil para voltar”, explicou o diretor.
O veículo visa atender às solicitações de potenciais doadores de Maringá e proximidades.
Zanusso acredita que o Transporte Solidário deve contribuir para um incremento de 10% no volume de doações/mês. O transporte é realizado com um van própria do Hemocentro.
Agendamento
O Hemocentro da UEM atende pelo Projeto Transporte Solidário por meio do telefone (44) 3011-9400. Podem agendar o transporte empresas, instituições sociais e solidárias, grupos de amigos, motoclubes e grupos religiosos, entre outros. Mais informações podem ser obtidas com o Hemocentro da UEM.
Para grupos maiores de 14 pessoas, o Hemocentro prossegue atendendo com a unidade móvel de coleta. Os agendamentos também podem ser realizados pelo telefone da Recepção do setor.
Como doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem comparecer com pais ou responsável legal e precisam de autorização. Homens são habilitados a doas a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.
O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg e comparecer ao Hemocentro da UEM bem alimentado e hidratado. Deve-se evitar bebidas alcoólicas e comidas gordurosas antes da doação. No momento da apresentação, o potencial doador, que passará pela triagem clínica para ser apto à doação, deve portar documento oficial com foto (RG, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH).
Serviço
Projeto Transporte Solidário
Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá
Telefone: (44) 3011-9151 - Setor de Captação
Endereço: Av. Mandacaru, 1600 – Parque das Laranjeiras, Maringá - PR.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30; e aos sábados, das 7h às 12h30.
Reportagem: Willian Fusaro.
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários
Postar um comentário