Hemocentro da UEM implanta projeto Transporte Solidário


O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) implantou o projeto de Extensão Transporte Solidário, que tem como finalidade aumentar a captação de candidatos à doação de sangue, assim como facilitar o caminho do doador ao Hemocentro. O objetivo, segundo a direção, é oferecer um transporte seguro e confortável para atender a campanhas de grupos pequenos de doadores, entre 10 a 14 pessoas.

De acordo com o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o projeto foi implantado como um projeto de Extensão pela UEM, elaborado no Hemocentro, pensado para atender grupos que não se enquadram em grupos de coleta externa com a unidade móvel de coleta - o ônibus vermelho do Hemocentro, que demanda mais de 10 servidores da rotina da doação de sangue para operar.

“Esse projeto veio para suprir algumas manifestações construtivas que tivemos, para facilitar a vinda do doador e atender grupos menores, principalmente empresas, mas não só, e que tenham um transporte rápido e fácil para voltar”, explicou o diretor. 

O veículo visa atender às solicitações de potenciais doadores de Maringá e proximidades.

Zanusso acredita que o Transporte Solidário deve contribuir para um incremento de 10% no volume de doações/mês. O transporte é realizado com um van própria do Hemocentro.

Agendamento

O Hemocentro da UEM atende pelo Projeto Transporte Solidário por meio do telefone (44) 3011-9400. Podem agendar o transporte empresas, instituições sociais e solidárias, grupos de amigos, motoclubes e grupos religiosos, entre outros. Mais informações podem ser obtidas com o Hemocentro da UEM.

Para grupos maiores de 14 pessoas, o Hemocentro prossegue atendendo com a unidade móvel de coleta. Os agendamentos também podem ser realizados pelo telefone da Recepção do setor.

Como doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem comparecer com pais ou responsável legal e precisam de autorização. Homens são habilitados a doas a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg e comparecer ao Hemocentro da UEM bem alimentado e hidratado. Deve-se evitar bebidas alcoólicas e comidas gordurosas antes da doação. No momento da apresentação, o potencial doador, que passará pela triagem clínica para ser apto à doação, deve portar documento oficial com foto (RG, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH).

Serviço

Projeto Transporte Solidário
Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá
Telefone: (44) 3011-9151 - Setor de Captação
Endereço: Av. Mandacaru, 1600 – Parque das Laranjeiras, Maringá - PR.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30; e aos sábados, das 7h às 12h30.

Reportagem: Willian Fusaro.
Disponível no site de Notícias da UEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Universitário da UEM divulga vagas de credenciamento para diversas áreas

Hospital tem vagas abertas para profissionais de saúde credenciados

Hospital divulga editais de credenciamento para diversas áreas